Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Bicentenário do Museu del Prado

Charneca em flor, 19.11.18

Esta semana vamos adiar a citação para outro dia porque vos quero falar de uma efeméride.

360px-Las_Meninas,_by_Diego_Velázquez,_from_Prado

Las meniñas, Velasquez

Uma das obras do Museu do Prado

 

Um dos mais belos museus do mundo faz 200 anos no próximo ano mas começou já a comemorar a data. Trata-se do Museu do Prado em Madrid. Curiosamente, tal como a música que partilhei no outro blogue, este museu também nasceu de um encontro ibérico. A ideia inicial de fazer, em Madrid, um grande museu partiu do rei D. Carlos III tendo sido este rei que iniciou as obras para fazer um grande edifício destinado às Ciências e que albergasse um Gabinete de História Natural. No entanto, a obra projectada era tão ambiciosa que levou muitos anos a concluir passando por vários reinados tendo servido, inclusivé, como quartel militar durante a Guerra da Independência entre Espanha e França. Quando chegou ao trono o rei D. Fernando VII, casado com a infanta portuguesa Maria Isabel de Bragança, o edifício estava perto da ruína. A grande impulsionadora para a criação do Museu do Prado, dedicado às artes, foi precisamente a infanta portuguesa. A ela se deve o êxito do museu. Infelizmente, ela já não viu a sua grande obra concluída porque faleceu antes da inauguração em 1819. 

Embora o bicentenário seja só no próximo ano, hoje foi inaugurada uma exposição especial chamada Um lugar de Memória na qual se pretende mostrar o grande legado do Museu bem como a sua história. As comemorações também vão incluir exposições noutras cidades de Espanha com a intenção de que as obras de arte possam chegar a toda a gente.

Já tive o prazer de estar no Museu do Prado e é, realmente, um lugar especial. Vale a pena voltar mais vezes. E nessa altura ainda não sabia que a sua criação se devia a uma portuguesa. Assim é, ainda, mais especial.

1 comentário

Comentar post