Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Cuidado com o Cão, Rodrigo Guedes de Carvalho

Audiolivro

Charneca em flor, 21.07.22

Screenshot_20220626_111917_com.kobobooks.android_e

Depois de "Margarida Espantada", voltei a ouvir um livro do Rodrigo Guedes de Carvalho. Desta feita foi "Cuidado com o Cão" e a experiência foi, ainda, mais positiva do que da primeira vez. Para já, gostei mais desta história do que da "Margarida Espantada". Ou melhor, gostei muito das várias histórias que Rodrigo conta e que parecem não se relacionar umas com as outras. A dada altura, as personagens cruzam-se e tudo faz sentido.

No início do livro, os capítulos vão-se alternando entre a história do médico Pedro Gouveia, e da sua família, e a história das gémeas Adriana e Luciana, trapezistas de circo desde a infância. O título do livro reporta-nos aos cães que vão surgindo ao longo do relato e cuja presença nos ajuda a perceber a importância que estes maravilhosos animais têm na vida das pessoas.

Rodrigo Guedes de Carvalho é um excelente contador de histórias mas se fica por aí já que neste romance aproveita para abordar temas actuais como a solidão dos idosos, exacerbada pela pandemia, a violência contra os animais, a violência doméstica ou a doença mental. Para além disso, e se conhecermos minimamente o percurso de vida pública do escritor, percebemos a influência que a música exerce sobre ele uma vez que a música é omnipresente ao longo de toda a obra. De vez em quando, parei de ouvir o livro para ir descobrir as músicas que eram mencionadas.

No desenrolar da narrativa fiquei surpreendida com os caminhos escolhidos pelo autor e o final foi mesmo surpreendente. Não posso deixar de referir que gosto muito da maneira como o autor escreve. Este livro reforçou a minha vontade de continuar a descobrir os seus livros.

Em suma, ouvir "Cuidado com o cão" foi uma excelente  experiência de leitura auditiva.

"O que mais lhe chamou a atenção ao chegar ao céu foi a árvore.
O tronco gordo rugoso, os ramos longos, pesados, uns torcidos, outros numa curva larga ascendente. Um carvalho vermelho. Quercus rubra. Está no esplendor da folhagem inimitável. Seria uma coincidencia ou a prova maior de que o esperava?Tão concentrado ficou no carvalho, tão à medida de como sempre o quis, que nem tinha ainda reparado que caminha descalço, talvez porque os pés vão sem dor ou desconforto sobre uma relva de veludo."

 

"Uma oportunidade, mesmo que pequena, talvez só isso, a chance pequenina de conhecermos a maravilha de sermos de alguém e sentirmos que alguém quer ser nosso.
E por momentos, nem que seja por um momento, um só, sabermos o que é partilhar um momento, saborear o espanto de nos esquecermos de nós por um momento, um
pequeno momento, imaginarmos que ao nosso lado um outro coração corre à mesma velocidade serena, ansioso por chegar ao mesmo lugar, onde nos espera o mesmo destino
Por um momento, um pequeno momento, um momento simples, mínimo, um grãozinho, que nos garante estarmos vivos porque alguém deseja que estejamos vivos, ao nosso lado, a tocar-nos apenas o suficiente para sabermos que não estamos sós."

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.