Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Desafio Arte e Inspiração #7

"O Beijo"

Charneca em flor, 27.10.21

Emília sentia-se muito feliz. Empreender uma viagem sozinha tinha sido uma ideia temerária uma vez que era contrária à sua maneira de ser. Nunca fora muito aventureira. No entanto, sonhava conhecer Viena há muito. Quando ainda era muito jovem ficara fascinada com o filme “Sissi", baseada na vida da Imperatriz Elisabete, esposa do jovem Imperador Francisco José de Habsburgo.

Ao longo dos anos foi pesquisando tudo o que podia sobre a Áustria e a sua capital Viena. A sua dedicação levaram-na a perceber o papel influente que a família Habsburgo tivera na História da Europa ao longo de nove séculos bem como a importância que a Áustria teve na cultura europeia. Na Áustria nasceram pessoas tão talentosas, como Sigmund Freud, Gregor Mendel, Hans Asperger, os compositores Strauss, Mozart, Schubert ou o pintor Gustav Klimt. No que diz respeito à música, a importância que a família Habsburgo lhe atribuía atraiu também compositores estrangeiros como Beethoven por exemplo.

Deambulando pelas ruas de Viena, Emília tinha a sensação que se respirava cultura. A cidade era mesmo a capital imperial a julgar pela imponência dos seus edifícios e pela grandeza das suas estátuas. Nos seus dias sem compromissos, Emília perdera-se na atmosfera dos cafés vienenses e passeara nos magníficos jardins do Palácio de Schönbrunn, onde vivera D. Leopoldina de Habsburgo que foi Rainha de Portugal pelo casamento com D. Pedro IV. Infelizmente, a semana estava quase no fim e o regresso à rotina aproximava-se. Naquele dia, Emília programara a visita ao Palácio Belvedere onde se situa a Galeria Belvedere. Ali podiam-se ver obras desde a Idade Média, passando pelo período Barroco, pelo período de Arte Nova até ao séc. XXI. Ela foi observando todas as obras com mais ou menos atenção enquanto procurava um quadro que sempre lhe despertara curiosidade. Até que entrou numa sala e lá estava ele, “O Beijo" de Gustav Klimt.

bacio-klimt-museo.jpg

"O Beijo" de Gustav Klimt

O magnetismo que aquela obra exerceu sobre ela fez com que se abstraísse de tudo o que a rodeava. Os seus olhos estavam presos nos pormenores da pintura. Qual teria sido a intenção do artista ao conceber aquela cena? Porque é representara o homem com linhas rectas enquanto a mulher está coberta por figuras geométricas circulares? Aquele “Beijo" terá sido consentido ou não? Afinal o homem pega no rosto da mulher e agarra-a de uma maneira que transmite a sensação de domínio. A expressão que Klimt atribuí à mulher é enigmática. Será que gosta do beijo ou nem por isso? E os pés? Estão numa posição estranha, dão a impressão de crispação.

- A beleza da arte é que cada pessoa lhe pode dar o seu próprio significado.

Emília sobressaltou-se. A seu lado, estava homem muito atraente que lhe sorria. Emília imaginou-se a ser beijada por aquele homem como a protagonista do quadro de Klimt e pensou que devia ser muito agradável. Sem perceber de onde saíra aquela ideia despropositada, corou enquanto dizia:

- Como?

- Desculpe mas não pude deixar de ouvir aquilo que “conversava" com este quadro.

Não percebia o que lhe dizia aquele homem. Será que tinha pensado em voz alta outra vez?

- Lamento se perturbei o seu sossego. Tenho o hábito de pensar alto. Já me tem trazido alguns dissabores.

- De modo nenhum. Até achei graça. Quer acompanhar-me pelo resto do Museu? Estou sozinho e gosto de discutir o que vejo com outras pessoas.

Emília pensou: “ E porque não? Não tenho nada a perder.”

Assim a viagem deixou de ser solitária porque Gustavo, assim se chamava o homem, a levou a conhecer a Viena que se escondia atrás dos edifícios imponentes da cidade imperial.

 

No desafio Arte e Inspiração, participam  Ana D.Ana de DeusAna Mestrebii yue, Bruno EverdosaCélia, Cristina Aveiro, Fátima BentoImsilvaJoão-Afonso MachadoJosé da XãLuísa De SousaMariaMaria AraújoMiaOlgaPeixe FritoSam ao LuarSetePartidas

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.