Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Desafio de escrita dos Pássaros tema 2.2

Mónologo da D. Mirandolina

Charneca em flor, 07.02.20

- Sabe, sôtora, a minha médica agora nem olha para mim. Uma pessoa entra no consultório e ela nem tira os olhos do coputador.

E a átensão? Já não me tira a átenção há mais de 2 anos. Nem me dá a credencial para as análazas. Ando com uma dor aqui nas cruzes desde 1980 mas ela não me manda tirar uma chapa. É o que lhe digo, sôtora, a médica não me liga nenhuma.
Se não fossem as meninas aqui na farmácia… Aqui é que me ajudam muito.

Razão tinha o meu falecido em não querer ir ao médico. Assim que foi lá a primeira vez, apareceram-lhe logo diabretes, castrol, próstata e átensão alta. Antes de ir à médica, o meu hôme nunca andava doente. Olhe começou a tomar aqueles remédios todos, como a sôtora se deve lembrar, e nunca mais foi o mesmo.

Não se pode acreditar nos médicos, digo-lhe eu. É só apanharem-nos lá que nos inventam logo uma série de doenças. E é só receitarem, receitarem… E operações, então? O meu hôme foi aberto umas 5 vezes e os médicos só conseguiram que ele ficasse cada vez pior. Foi desfinhando, desfinhando, até abalar de vez. Coitadinho. Já lá vão 15 anos.

Faz-me tanta falta. É verdade que ele me dava umas chapadas de vez em quando mas não era mau hôme. Nunca me faltou com nada, nem a mim nem aos filhos. Tinha aquela fraqueza de ir à taberna do Ti Chico ao domingo e quando vinha com o grão na asa… mas era muito meu amigo. Agora para ali estou sozinha.

Os meus filhos telefonam, de quando em vez, mas eu começo-me a queixar das minhas dores e ficam logo cheios de pressa para desligar. Só sabem dizer: “ – Então e a mãe já se queixou à médica?”

Queixar-me para quê?! Ela só me sabe receitar Banaron, Banaron. Aquilo não me faz nada.

Então, sôtora, estou a falar, a falar. Se calhar, estou a atrapalhar o seu trabalho mas só aqui é que me ouvem. A médica assim que entro à porta já me está a pôr as receitas na mão. Só me quer ver pelas costas. Vossemecês têm sempre paciência para me ouvir. As meninas são umas santas.

Quanto lhe devo, sôtora?

P.S. – Esta é uma singela homenagem aos meus utentes. Em 20 anos de experiência, já ouvi muitos monólogos destes.

 

Este texto foi escrito no âmbito do 2o Desafio de escrita dos Pássaros. O tema desta semana era "É que isso de médicos, nunca fiando"

18 comentários

Comentar post