Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

"Para Interromper o Amor", Mónica Marques

Charneca em flor, 30.03.22

IMG_20220327_170420_edit_72575373418091.jpg

Este livro foi o escolhido pela Joana da Silva para o mês de Março do Clube do Livra-te. Esta obra gira à volta de um certo triângulo amoroso, duas mulheres e um homem, em que a amizade, o sexo e o amor se misturam. As mulheres não podiam tem um passado mais distante já que uma delas é filha de um português que se refugiou no Brasil depois de 1974 e a outra é filha de um dirigente comunista. A acção desenvolve-se entre o Lisboa, o Rio de Janeiro e ainda uma passagem pelo Porto. O livro está organizado em pequenos capítulos, cada um deles com a "voz" de cada uma das personagens. 

"Para Interromper o Amor" lê-se em pouco tempo devido aos capítulos curtos mas não entrou para a categoria dos meus livros preferidos. Nem sempre consegui acompanhar a história, ou ausência dela, já que não é fácil acompanhar a organização que a autora imprimiu ao livro. Também achei a utilização de vernáculo algo exagerada. Não fez bem o meu género de livro mas é sempre interessante ler livros diferentes daquilo que é habitual.

"O que é que uma mulher quer de um homem? Quer viajar com ele? Perder-se nele, perder-se com ele, ou, nestes tempos de ambiguidade sexual, o que é que uma mulher quer de uma mulher? Viajar com ela? Perder-se nela ou no mundo qualquer (mas muito melhor) dela? Gostar de viajar pode ser outra coisa: querer muito ser levada, enganada, e talvez outras invenções da nossa língua? Não. Existe coisa mais sexy que viajar?"