Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Summer, Ali Smith

Charneca em flor, 09.08.22

IMG_20220807_101641.jpg

"Summer" é o último livro da série Seasonal da escocesa Ali Smith. Este 4° volume é o culminar de todas as histórias que nos contou desde "Autumn". Reencontramos as personagens desse volume bem como de  "Winter" e também algumas referências, embora mais discretas, a "Spring".

Neste livro, Ali Smith apresenta-nos uma família muito peculiar, os Greenlaw, a mãe Grace e os filhos Sacha e Robert. Esta família acaba por estabelecer relações mais ou menos próximas com os outros personagens de Ali Smith. No fundo, a autora desenvolveu histórias que nos mostram como nos podemos relacionar com os outros seja qual fôr o sexo, a idade, o percurso de vida, o passado, as convicções ou o país de origem. É sempre possível construir caminhos que nos levem até ao outros.

Esta obra confirmou aquilo que já se intuía nos livros anteriores, Ali Smith é uma escritora muito atenta ao mundo que a rodeia. Temas como o Brexit, os refugiados e a maneira como são tratados no Reino Unido são transversais e percorrem toda a série. Em "Summer", a autora colocou, com mestria, a pandemia como pano de fundo e nunca sentimos que essa inclusão é forçada.

A forma sublime como ela escreve é um dos seus maiores trunfos. Este "Summer" foi o meu preferido dos quatro volumes. Para mim foi o livro mais alegre, apesar de também abordar alguns dos momentos históricos mais trágicos da Europa, e luminoso por isso acho que o título tem tudo a ver com o conteúdo.

Se puderem, leiam esta série na língua original. Acredito que na versão traduzida se poderá perder algum do sentido daquilo que Ali Smith escreveu. Por exemplo, não sei como foi possível traduzir esta passagem:

"They stand in the cool stone shade.

Summer, he says.

Summer, she says.

You know it’s also what the lintel in a building gets called? he says.

What is? she says.

Summer. The most important beam, structurally, he says. Holds up a floor, a ceiling, both. There’s one, there, look.

He points behind them at a little balcony hanging as if in mid air.

Now that’s what I call a lovely summer, he says."

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.