Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Livros de Cabeceira e outras histórias

Todas as formas de cultura são fontes de felicidade!

Um ponto de interrogação é um coração partido, Sofia Lundberg

Charneca em flor, 01.10.22

IMG_20221001_083527.jpg

 

Embora já tenha começado o Outono, ainda me falta partilhar o último livro das minhas férias. Este "Um ponto de interrogação é um coração partido" chegou cá a casa depois de o ter ganho, há mais de um ano, num sorteio de uma página portuguesa de Bookstragrammers*. Quando estava a organizar a bagagem para as férias, achei que era uma boa opção para essa ocasião. Sofia Lundberg é uma escritora sueca de quem nunca tinha ouvido falar. Tenho que confessar que, no que diz respeito à literatura nórdica, só conheço os policiais. Durante muito tempo foram o meu guilty pleasure literário. Curiosamente, este ano ainda não tenha lido nenhum livro deste género mas a obra de que falo hoje foi o 2° romance nórdico que li nestas férias. O outro foi este.

Esta autora é jornalista, foi editora de revistas e este é o seu segundo romance publicado. A personagem central é Elin, uma fotógrafa de sucesso que vive e trabalha em Nova Iorque mas que escondeu todo o seu passado das pessoas que lhe são mais próximas.

O livro divide-se em 2 partes. No início a acção vai-se alternando entre a actualidade, situada em Nova Iorque, e a infância de Elin, numa aldeia situada numa ilha sueca.  As recordações são despoletadas por uma mensagem que lhe foi enviada pelo seu amigo de infância. Ao deixar que as memórias, escondidas durante tanto tempo, venham ao de cima, Elin começa a prejudicar o seu trabalho e a sua vida familiar sofre uma reviravolta. Na segunda parte, Elin regressa ao seu país natal para se reconciliar com o seu passado.

Sofia Lundberg escreve de uma forma cativante, consegue manter o mistério durante uma grande parte do romance estimulando o interesse do leitor em perceber o que levou Elin a esconder o seu passado. Em certas passagens, as atitudes de Elin irritaram-me um pouco. Dava vontade de entrar no livro e mostrar-lhe que as atitudes eram injustificadas e incompreensíveis. Claro que, no fim, entende-se que toda a história de vida de Elin contribuíram para a sua maneira de ser. Gostei muito da personagem Alice, a filha de Elin. O final não foi bem aquilo que eu imaginava. 

"Um ponto de interrogação é um coração partido", apesar do mistério também estar presente, é uma história sobre a família, o amor, a importância da comunicação entre as pessoas que se amam e do valor do perdão. Este livro foi uma agradável experiência de leitura e um excelente livro para os últimos dias de férias.


"Manuseia as cartas, amontoando os envelopes sem os abrir, até que encontra um que lhe chama a atenção. O carimbo postal é de Visby, o selo sueco. O seu nome fora manuscrito em letras maiúsculas, cuidadosamente desenhado em tinta azul. Abre-o e desdobra a folha de papel que contém. É uma espécie de mapa celeste, na qual se encontra impresso o seu nome, numa letra grande e enfeitada.
Sustém a respira6cao, lendo as palavras por cima, em sueco.

Neste dia, uma estrela foi chamada Elin.

Lê uma e outra vez a frase numa língua desconhecida. Um longo fio de coordenadas indica a sua localização precisa nos céus.

Uma estrela que alguém comprou para ela. A sua própria estrela, que agora ostenta o seu nome. Tem de ser de... será que terá sido... ele quem a mandou? Põe um travão aos seus próprios pensamentos, não quer sequer murmurar aquele nome no silêncio da sua mente. Mas consegue imaginar-lhe sem qualquer dificuldade o rosto, o sorriso também.

Sente o coração descompassado no peito. Afasta o mapa celeste. Fixa-o. De seguida, levanta-se e corre para a rua para contempla o céu, mas só consegue ver uma massa incaracterística azul-escura acima dos edifícios. Nunca está mesmo escuro em Nova lorque, nunca o suficiente para se observar a labiríntica confusão de estrelas. Os enormes edifícios de Manhattan quase tocam o céu, mas nas ruas ele parece distante. Portanto, entra de novo."

 

*páginas de Instagram que se dedicam, quase exclusivamente, a conteúdos sobre livros. Também existe o Book Tok que acontece no Tik Tok. O trabalho de divulgação de livros destas páginas tem adquirido enorme importância nos últimos anos levando a parcerias entre os autores e as editoras ou as grandes empresas de comercialização de livros. A ponto de já ter visto livros onde as recomendações de Bookstragrammers ou Booktokers já serem mencionadas nas capas dos livros.