Uma citação por semana #47
"Todos nós hoje nos desabituamos, ou antes, nos desembaraçamos alegremente, do penoso trabalho de verificar. É com impressões fluidas que formamos as nossas maciças conclusões. Para julgar em política o facto mais complexo, largamente nos contentamos com um boato, mal escutado a uma esquina, numa manhã de vento."
Esta frase parece tão actual, não é? O seu autor conhece tão bem a nossa sociedade actual, a época das fake news que se espalham como um rastilho nas redes sociais (e às vezes até nos meios de comunicação tradicionais). Mas o que é interessante é que o autor desta frase já morreu há mais de 100 anos. Eça de Queiroz é um dos maiores escritores de todos os tempos, analista certeiro da sociedade portuguesa. Muito do que ele escreveu parece extremanente actual. Vem isto a propósito da comemoração dos 130 anos da publicação de "Os Maias" que será assinalada com uma exposição na Fundação Gulbenkian, Tudo o que tenho no saco, Eça e os Maias.
Se olharmos bem à nossa volta encontramos inúmeros exemplos de pessoas que podiam ser personagens de Eça de Queiroz. Até me deu vontade de voltar a ler "Os Maias".